• EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

    A SALA DE RECURSOS ESTÁ PRONTA PARA SERVIR PEDAGOGICAMENTE A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. AVALIANDO CADA CASO, ATENDENDO-OS INDIVIDUALMENTE OU EM PEQUENOS GRUPOS, EM SALA DE AULA, DANDO APOIO COMPLEMENTAR AOS PROFESSORES E PAIS QUE ATUAM DIRETAMENTE COM AS DIFICULDADES DE SEUS FILHOS E DISCENTES.
    ALUNOS QUE PODEM SER ATENDIDOS:
    - ALUNOS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
    DISLEXIA, DISCALCULIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA.
    - ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E
    HIPERATIVIDADE
    - ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Registro da evolução do aluno da sala de recursos.

Boa noite!

O trabalho iniciou e estamos tendo um bom recomeço.

Para que pais e professores entendam melhor como desenvolvemos o acompanhamento das aulas estou postando um modelo/exemplo de como eu e a Professora Maria Valdeny (TGD) estamos registrando o trabalho desenvolvido e também a evolução do aluno.

Já tentamos em outros semestres trabalhar com listas de freqüência, mas, não foi prático já que quando se trata de atendimento no contraturno há uma flexibilidade de horários considerando que os alunos desenvolvem outras atividades fora da escola, que uns solicitam mais carga horária de que outros, que alguns precisam de mais apoio pedagógico nas avaliações do que outros e também que pais merecem “atendimento”, algumas aulas extras que vão de acordo com a especificidade na educação de seus filhos.

Por todos estes motivos é que trabalhamos com este registro, que é um controle interno, pois, o estado do Paraná possui um modelo próprio e padrão chamado “Relatório de Acompanhamento Semestral da Sala de Recursos”. Nós temos preenchido este relatório com base nas informações geradas no registro diário (modelo), e o relatório que temos ainda não foi atualizado com base na nova resolução 013/08, pois, os anexos não estão disponíveis no portal do governo, bem como, mesmo depois de pedidos não o recebemos nas escolas.

O nosso acompanhamento é preenchido a cada atividade do aluno, pois, o computador próprio da sala de recursos possibilita esta prática. Assim, não deixamos pra ”depois” e podemos ser fidedignos à evolução do nosso alunado.

Na próxima semana postaremos o modelo de Planejamento Individual da Sala de Recursos.

Abraços!

Deboh

“Cabeçalho da Escola”

FREQUENCIA E ACOMPANHAMENTO SALA DE RECURSOS

1º SEMESTRE/2010

 

ALUNO:( NOME COMPLETO DO ALUNO) SÉRIE:(SÉRIE, TURNO E TURMA DO ALUNO)
ATENDIMENTO PREVISTO:( Dia da semana, horário previsto e tipo de atendimento)Ex.: segundas e quartas-feiras das 10h às 11h – atendimento em grupo.

Sextas-feiras das 9h às 11h – apoio pedagógico complementar no processo

de avaliação curricular da classe regular.

 

Data Qtde h/a Atividade desenvolvida / rendimento do aluno
10/03/10 2h/a(registra a freqüência)Ex.: 2P ( Registra a atividade desenvolvida de forma breve e em seguida como foi o desempenho/evolução/rendimento do aluno)
12/03/10 2h/a

2F

O aluno não compareceu devido… ( Justificativa)
15/03/10 2h/a

2P

Avaliação adaptada da disciplina de “Ciências”.O aluno precisou de mais tempo para desenvolver a atividade….O aluno necessitou de avaliação oral…
17/03/10 1h/a

1P

Os pais comparecerem e foram orientados quanto….
     

 

__________________________

Assinatura do Professor

Sala de Recursos

52 Respostas

  1. Oi amiga!!
    Que ORGULHO!!!
    Show de bola o Blog da Sala de Recursos!!
    Parabéns!!
    Que bom fazer parte desta equipe!
    Beijos

  2. olá gostaria que envia se os anexos 1- 2 3 prenchido do desenvolvimento dos resultados de 2009 para ver como prenche estou com duvidas
    desde já muito obr!!

    amei suas orientações beijoca!!!

    gostaria tambem de receber o planejamento individual

  3. Legal, legal essa ideia, parabéns!

    Quando iniciamos o trabalho em sala de recursos, ficamos meio que perdidas, sem saber por onde começar. E sua ideia, foi genial, certamente ajudará muita gente!

    Abraços.

    • Que bom que gostaram! Segue nova sugestão: no campo de atividade desenvolvida pelo aluno, pra ficar mais fácil o preenchimento podemos inseir: ( um campo para marcar com X, facilita muito se vc quiser imprimir a ficha e prenchê-la à mão, e vcs podem controlar os diferentes atendimentos . No ùltimo ítem podemos anotar se atendemos o aluno em sala, se atendemos á família, ou aos professores….) è ótimo por que no final destes registros analisamos por bimestre tudo o que fizemos e como o aluno evoluiu, assim fica mais fácil registrar o relatório de acompanhamento semestral.)

      ( ) Atendimento em grupo;
      ( ) Atendimento individual;
      ( ) Apoio Pedagógico na Avaliação Adaptada;
      ( ) Apoio Pedagógico complementar;

      Atividade desenvolvida:

      Desempenho/desenvolvimento do aluno:

  4. Trabalho com sala de recursos, e gostei muito de suas orientações, Parabéns.

  5. Olá, adorei o sait, e gostaria de receber informações sobre como trabalhar na sala de recurso, atividades variadas,a ficha de anotações, desenpenho do aluno em fim tudo que vc. poder passar sobre-a.
    abraço!

  6. Olá, meu nome é Helena. Estou iniciando agora na sala de recursos e gostaria de receber modelos de fichas e planejamentos, enfim, tudo sobre inclusão. Obrigada.

  7. Olá Deborah, adorei teu trabalho,vejo que você sabe bem como funciona a sala de recursos pois ainda estou perdida estou com poucos cursos,gostaria de receber informações sobre como trabalhar na sala de recurso,atividades variadas,essa ficha de frequência que você tem,se puder, uma preenchida para poder entender. ABRAÇO.

  8. Olá,
    Deborah, queria saber de você com voce faz este registro de aluno, pois a minha escola está pedido para agente fazer e eu gostei do seu registro de sala mais não vi nem modelo, como voce registro de cada aluno e como voce faz para dificuldades deste anluno, registra estou ensinando o 2º ano do ensino fundamental 1 gostaria que você me mandasse um modelo no meu email para eu ver!

  9. adorei teu trabalho,vejo que você sabe bem como funciona a sala de recursos pois ainda estou perdida estou com poucos cursos,gostaria de receber informações sobre como trabalhar na sala de recurso,atividades variadas,essa ficha de frequência que você tem,se puder, uma preenchida para poder entender.
    Muito obrigada

    • Passar uma ficha preenchida envolve divulgar dados de alunos e isso eu não posso fazer. Mas é bem simples pessoal, é só colocar a data, a qtde de horas trabalhadas, o tipo de atendimento ( contraturno , avaliação, apoio ao docente, atendimento aos pais…), a atividade desenvolvida ( atenção, memória, percepção, raciocínio…) e o desenvolvimento do aluno: como foi sua participação, envolvimento na atividade e o desempenho. Deve ser algo bem sintetizado… Quando percebo uma evolução eu anoto com ênfase pra ficar mais dinâmico na elaboração do relatório final.

    • meu nome é cicera estou iniciando na sala de recursos este ano; gostaria de receber modelos de planejamentos e atividades diferenciadas . Agradeço por me ajudar!

  10. Olá, amiga! Estou entrando pela primeira vez e gostei muito pois pude constatar que você já domina bem a sala de recursos. Eu estou muito perdida pois esta no final de ano e eu tenho que realizar os relatórios e nem sei por onde começar. Você poderia enviar para meu email alguns modelos de fichas , desde de como registrar os desempenhos até tudo o que for possivel para você? desde já agradeço sua atenção e conto contigo.

    • Reou almente era a orientação que queria , vou muito ao Parana pois minha finha mora ha 18 anos em francisco beltrão .
      A SALA DE REC URSO FOI UM PRESENTE DA MINHA DEDICAÇÃO E TOLERANCIA QUE FORAM OBSERVADAS PELOS FUNCIONARIOS DA ESCOLA.
      PARABENS PARA VOCE ¹

  11. Oi!
    Adorei seu blog. Gostaria de receber materias, ois este ano de 2011, estarei atuando em uma Sala de Recursos. Desde já agradeço.

  12. Nossa amiga, adorei o modelo de ficha para acompanhamento e frequencia.Tenho muita dificuldade de registrar a satividades da Sala de Recurso.O modelo que vc sugeriu além do registro da atividade, tem a frequencia eo rendimento do aluno, de forma muito simples e fácil.
    Obrigada…Abraço.

  13. Adorei o modelo da ficha, comecei esse ano e ainda estou perdida, estou tentando organizar a sala p/ poder receber os alunos e pais. Em outro momento vou p/ sala do Profº.

  14. Ótima a ficha ! Adorei

  15. Olá,gostaria de receber informaçoes de atividades para desenvolver,com alunos na sala de recursos com deficiencia intelectual.Obrigada

  16. Amei a ficha, gostaria de receber materiais pois comecei a atuar em sala de recurso este ano e preciso de ajuda para que eu possa fazer um bom trabalho. beijos!

  17. Amei o blog da sala de recursos, parabéns! Envie-me as novidades. beijos

    • Gostaria de receber sugestões de materiais e atividades para a sala de recurso.
      Na minha cidade seremos pioneiras e portanto estou muito anciosa.

  18. Desculpe-me por não ter agradecido a sua colaboração com relação ao modelo da ficha de registro da evolução do alunos. Será de muita valia para mim.
    Por favor me ajude com sugestões e dicas, pois não tive uma capacitação específica para executar esta função de professora da sala de recursos e estou angustiada.

    Me socorra.

    Beijos.

    Maria Margarida.

  19. é tudo de bom… gostaria de receber informaçoes sobre c/ trabalhar na sala de recurso na ed. infantil atividades variadas para desenvolver, desenpenho do aluno em fim tudo que vc. poder repassar desde ja obg!

    • Na educação infantil deve-se tarbalhar ao máximo as áreas do desenvolvimento defasadas como coordecação ampla, lateralidade, consciência fonológica. Até os cinco anos há muitas chances de conseguir resultados permanentes devido a neuroplasticidade.

  20. Olá !!! Adorei o blog e principalmente sua atitude de dividir com todos suas experiências. Estou iniciando nesta área de atendimento e tenho muitas dúvidas.Assim como outros colegas também tenho interesse em receber dicas e informações. Desde já o meu muito obrigado

  21. OLÁ,
    DEBORA ME CHAMO JOAQUINA SOU PEDAGOGA, TRABALHO NA APAE DE JANAUBA MINAS GERAIS E GOSTARIA MUITO DE VER SEUS MODELOS DE FICHAS DE ACOMPANHAMENTO SALA DE RECURSOS,
    SEU BLOG É UM SUCESSO.
    ABRAÇO!

  22. Oi professora adorei o modelo de ficha e os comentários postados. Assumi a Sala de Recurso recentemente e preciso de informações, não tenho planejamento pronto e nem um modelo. Estou preocupada pois meus alunos necessitam de ajuda, de um direcionamento. Pro ano que vem quero estar em dia com a documentação e as atividades direcionadas a cada aluno.

    Beijos

  23. Olá gostria muito de ter acesso ao conteúdo do blog, como proceder

  24. Oi assumi a Sala de Recurso recentemente e gostaria muito de receber
    dicas, informações, modelos de fichas de acompanhamento, etc. Obrigada.

  25. ola ano iniciando nos desafios chegando como nunca havia trabalhado com apoio pedagogico aqui estou pesquisando foi uma achado encontrar o seu muito bom mesmo ,entao gostaria muito de receber modelos de ficha para registro das atividades realizadas e do desenvolvimento dos alunos estou perdida nao sabendo por onde começar,agradeço desde ja sua bondade e sua ajuda ,obrigada mesmo

  26. Olá, boa noite. Gostaria de saber como faço pra particpar do seu blog, pois sou professora de D.I. sala de recursos e tenho muita dificuldade em preencher os anexos I, II e III. Desde já agradecida

  27. Oi ! O seu trabalho é ótimo.

    Gostaria de ver a possibilidade de vc mandar no meu e-mail exemplos de atividades que podem ser usadas na sala de recursos e outros arquivos que podem me ajudar.

    Um abraço,

    Maria

  28. Oi professora,eu me chamo Ereides, sou psicopedagoga,atuo na sala de recursos.Gostaria de receber sugestões de materiais e atividadesvariadas para a sala de recursos. Atendo crianças do 2º ao 9º ano fundamental.

  29. Olá professora , parabéns pelo seu trabalho , meu nome é Maria luiza, gostaria de receber algumas atividades para trabalhar na sala de recursos e o modelo das fichas ,iniciei na sala de recursos ano passado mas ainda estou muito insegura

  30. Parabéns pelo seu trabalho. Me chamo Elcione, peguei a sala de recursos agora no 2º semestre, nunca trabalhei na sala de recursos e aqui é do 5º ao 9° ano, estou um pouco perdida, sem ter exatamente seguir, gostaria de receber orientações, como preencher fichas, atividades, relatórios etc. Abraços.

  31. Bom dia gostaria de receber um plano individual do aluno aee contendo habilidade, fragilidade, metodologia e recurso.E enviee para meu email , preciso escrever um estou com muita dificuldade.

    • gostaria muito de receber dicas,atividades,e modelos de fichas e exemplo de registro avaliativo de uma aula , pra mim ter uma base de como registra essa aula

  32. Olá, amiga! Estou entrando pela primeira vez e gostei muito pois pude constatar que você já domina bem a sala de recursos. Eu estou muito perdida pois esta no final de ano e eu tenho que realizar os relatórios e nem sei por onde começar. Você poderia enviar para meu email alguns modelos de fichas , desde de como registrar os desempenhos até tudo o que for possivel para você? desde já agradeço sua atenção e conto contigo me ajude por favor sou grata.bjs….

  33. Boa noite!
    Eu estou começando a trabalhar na sala recurso e gostaria de receber algumas atividades variadas e modelos de fichas e exemplos de relatórios porque eu estou perdida e não sei por onde começar.
    Me mande uma resposta o mais rápido possível.
    Obrigada!

  34. Boa tarde Débora!
    Gostei muito do seu blog.Meu nome é Maria José, sou coordenadora das salas de recursos da minha cidade, mas estamos engatinhando ainda, pois não tivemos cursos sobre as Salas de AEE.
    Gostaria se possível que vc mandasse dicas para nossa equipe.
    Obrigada pela atenção.

  35. Boa tarde Débora!
    Eu trabalho na sala de recursos da minha cidade, C. E.E .I, e gostei muito do seu blog. Gostaria de saber se pode compartilhar algumas atividades, e dicas de relatórios. Parabéns e que Deus te ilumine sempre.
    Marluci caetano gomes.
    professora

  36. Olá,boa tarde. Faz apenas um mês que foi disponibilizada a sala de recursos da minha escola. Tenho 13 alunos e somente 2 tem laudo,portadores de síndrome de Down. Estou muito perdida,pois trabalho com jogos e minha analista disse que estou trabalhando mais como reforço,pois estou utilizando os jogos para alfabetizar e que isso é na sala regular e que eu tenho que trabalhar apenas a concentração,atenção. Me ajude por favor.

  37. Esqueci de mencionar que trabalho sem a sala desde março,

  38. Eu estou começando a trabalhar na sala recurso e gostaria de receber modelos de fichas de avaliação e planejamento. Conto com sua ajuda! obrigada Maria célia
    email maria.celiaandrade@hotmail.com

  39. Olá Débora!!
    Sou pedagoga com especialização em Psicopedagogia, por isso fui convidada a trabalhar na SRM no final do 1º semestre de 2012.
    Senti muita dificuldade pois não tive nenhum tipo de capacitação para iniciar o trabalho.
    É a primeira vez que entro em seu blog, estava procurando modelos de plano do AEE, gostaria que me enviasse dicas sobre o trabalho e novidades e notificações do Blog.
    Pois percebi que tem um ótimo conhecimento sobre o assunto.
    Atenciosamente,
    Emmanoela.

  40. Zilma Alves Costa Silva.
    Boa tarde Débora ,sou professora substituta da sala de recurso ,quando comecei fiquei com muito medo,hoje me sinto realizada em fazer parte dessa turminha ,Não so encinei como aprendi muito com eles.Beijos e obrigado pelo espaço.

  41. adorei seu blog. Estou trabalhando na sala de recursos a 6 meses, as vezes fico insegura para fazer o planejamento. Gostaria muito que contribuísse comigo enviando modelo de um p. grata e fico aguardando. rejane

  42. Bom dia!
    Que encanto de blog. genial esse meio de troca de experiência e de auxílio às que estão chegando agora na SR, como eu kkk. Minha dificuldade está em identificar em que auxilia determinados jogos. Trabalho muito com eles, mas na hora de registrar, vem meu tormento. Você teria uma lista de exemplos que possam me ajudar nesse sentido? Tipo assim: Quebra cabeça – trabalha atenção, concentração, ….. enfim, socoooorro!

  43. Muito bom, seu registro foi de muita valia, muita importância, pois tive bastante informações e conhecimento …obrigada

Deixar mensagem para Maria Luiza Cancelar resposta